Livros

A DIETA DA ZONA AYURVÉDICA

Autor: Dennis Thompson

Editora: Pensamento

Resumo: O Dr. Thompson alia a sabedoria milenar sobre saúde e cura do Ayurveda com a abordagem científica moderna dos tipos fisiológicos. Concentrando-se nos três tipos físicos básicos e em suas zonas correspondente de função fisiológica, este livro oferece soluções inteligentes para todos os tipos de problemas, além de propor a prática de exercícios que ajudarão o leitor a identificar o estilo de vida que mais se ajusta à sua personalidade.

A TRADIÇÃO DO AYURVEDA

Autor: Aderson Moreira da Rocha

Editora: Aguia Dourada

Resumo: O livro “A TRADIÇÃO DO AYURVEDA” de Aderson Moreira da Rocha, fruto de árduo trabalho de tese de doutorado em Saúde Coletiva, tem o enorme mérito de nos trazer às origens substantivas e epistemológicas deste conhecimento clássico. Através de análise comparativa sistemática de autores fundantes (e seus comentadores reconhecidos), mostra-nos as duas fontes centrais, o “núcleo duro” das origens do saber ayurvédico: os textos clássicos que dão origem à medicina interna (por um lado) e à cirurgia (por outro) nesta grande tradição médica que é o conhecimento ayurvédico em saúde.

AYURVEDA – A CIÊNCIA DA AUTO CURA

Autor: Dr. Vasant Lad

Editora: Ground

Resumo: Este livro explica os princípios e aplicações práticas da Ayurveda, o mais antigo sistema de cura do mundo. Nele, são abordadas a história e a filosofia ayurvédica, seus princípios básicos, técnicas de diagnóstico, primeiros socorros, tratamento e dieta e o uso medicinal das ervas e temperos da culinária.

AYURVEDA – SAÚDE E LONGEVIDADE NA TRADIÇÃO MILENAR DA ÍNDIA

Autor: Danilo Maciel Carneiro

Editora: Pensamento

Resumo: O autor, uma das maiores autoridades em Ayurveda no Brasil e um dos maiores estudiosos da Fitoterapia em nosso país nos ensina, de maneira simples, dicas preciosas de como usar as ervas brasileiras no dia a dia para aperfeiçoar nossa saúde. E, todo o conhecimento adquirido pelo autor na convivência com os melhores médicos indianos (vaidyas) que estiveram em nosso país, contido neste livro, poderá mudar a sua visão sobre a sabedoria milenar do Ayurveda e o sistema de promoção de saúde mais antigo do mundo.

AYURVEDA E A TERAPIA MARMA – PONTOS DE ENERGIA NO TRATAMENTO POR MEIO DA IOGA

Autor: Dr. Avinash Lele

Editora: Madras

Resumo: Esta obra foi escrita por três palestrantes e médicos de renome no Oriente e contém informações práticas para os terapeutas ocidentais que trabalham com massagens e acupressão. Eles tratam especialmente dos marmas, que são pontos de pressão e uma parte importante da ioga e da ayurveda. A terapia marma é usada como parte da maioria dos tratamentos ayurvédicos e é de importância sem igual nos processos de cuidado pessoal e da autocura.