Todo Conhecimento deve seguir a evolução da humanidade

Por Erick Schulz
Escrito dia 02/04/2014

Essa pergunta, entre outras, frequentemente é feita por estudantes de Ayurveda Ocidentais depois de estudar Ayurveda nas escolas indianas.

Ayurveda é um só. Não existe Ayurveda indiano, Ayurveda brasileiro ou Ayurveda estadunidence (USA) e sim, o que existe é uma metodologia criada pelos Rishis que, uma vez aprendida permite aplicar Ayurveda em qualquer lugar, tempo ou ciscustância.

Este é o grande diferencial do Ayurveda. Mesmo tendo nascido e sendo desenvolvido pelo povo Bharatha (“Indiano”) o Ayurveda é para todos, não existindo limites à tal pratica.

Mas você se pergunta e o título do texto, qual é a resposta afinal? A resposta é simples. Não está surgindo um novo Ayurveda e sim, o Ayurveda está se adaptando ao tempo, lugar e cirscustancia e isso nada muda o seu estado “original” pois, o Ayurveda foi feito justamente para isso. Não existe algo original, pois antes de existir algo que se possa nomear de “original” o Ayurveda é um conceito.

É muito comum atualmente em escolas, professors, livros, artigos se dizer que eles, ou aqueles fazem o Ayurveda puro ou tradicional como é feito na Índia à milhares de anos e como está descrito nos textos clássicos do Ayurveda.

Nem na Índia que é o berço do Ayurveda se aplica o Ayurveda como era na sua origem, imagine aqui no Ocidente. Não porque somos mais ou menos que os Indianos, mas são outros tempos, não existe mais a sociedade como era antigamente, não existem mais os mesmos alimentos, não existem mais as mesmas ervas, não somos mais os mesmos seres humanos.

Muitos devem estar se perguntando: mas você Erick, não é uma das pessoas que levantam a bandeira do Suddha Ayurveda, ou Ayurveda Puro, como já acontece em muitas Universidades e Grupos na Índia?.

Sim, eu sou uma pessoa que levanta essa bandeira, e assim como eu outros professores em todo o mundo fazem, mas se confunde quem acha que levanter a bandeira do Suddha Ayurveda (Ayurveda Puro) é achar que iremos voltar a viver como era na época do Caraka (autor do Caraka Samhita) ou de Patanjali, muito pelo contrario.

O Suddha Ayurveda como muitos propõem, e eu sou um deles, é que independente de onde for estudar ou aplicar o Ayurveda que os principios básicos do Ayurveda o conceito raiz, não sejam modificado.

A racionalidade básica do Ayurveda deve ser mantida em qualquer lugar, tempo ou circustância. Isso é seguir o Ayurveda da forma mais pura mais tradicional. Todo o restante é adaptavel.

Veja como já funciona há algumas décadas na Índia. Desde que a Índia se libertou do dominio inglês o Ayurveda voltou a ser usado e estudado em larga escala em toda a Índia. Mas com o imperalismo inglês o estudo profundo no ayurveda “ficou sem ser feito” e a Índia mudou muito neste periodo, com novos alimentos sendo inseridos na cultura Indiana, novas bebidas, novas ervas etc, assim como alimentos, ervas e outros costumes simplesmente desapareceram.

A partir de então, Vaidyas continuaram a estudar esses novos alimentos, ervas e costumes e tudo isso foi se integrando ao Ayurveda de forma lenta e harmonica e até os dias atuais é assim.

Estudando o Ayurveda em sua forma mais pura, isso quer dizer, estudando o Ayurveda diretamente nos textos clássicos, estudando o Ayurveda diretamente pelos seus principios, o Ayurveda se torna fácil e aplicável em qualquer lugar no mundo e tempo.

E é exatamente isso que acontece nos dias atuais no Ocidente. No Brasil, seguindo exatamente essa metodologia, eu e alguns grupos que trabalham com Ayurveda há alguns anos já estamos estudando, pesquisando e aplicando ervas, alimentos, óleos e outras substancias originarias do território brasileiro.

Algumas escolas e grupos estudam de forma empírica, outros grupos na parte acadêmica, outros grupos de forma laboratorial e outros como eu prefere estudar diretamente com o indigenas (nativo) brasileiros e entender o que podemos usar de acordo com o Ayurveda, pois há muitos anos atrás o Ayurveda surgiu também do povo native, só que era o que vivia onde hoje é chamado de Índia.

Nas minhas pesquisas cheguei a conclusão que todo tipo de estudo é importante, tanto o empírico, o acadêmico, o estudo laboratorial e todos eles se completam em si, mas o único que me deu profundidade no aspecto prático, energético e uma visao dentro dos Pancha Maha Bhutas foram os Indigenas (nativos) seja de qualquer que for a tradição e em qualquer parte do mundo.

Pois os nativos enxergam a natureza como ela é, vivem de acordo com ela, de acordo com as estações e respeitam os seus ciclos internos.

Basta nós estudarmos com eles e interpretarmos o conhecimento adquirido para o Ayurveda.

Então NÃO está surgindo um AYURVEDA novo e sim, podemos dizer que no Brasil estamos trazendo os conceitos tradicionais do Ayurveda e aplicando eles em nosso clima, alimentação, ervas, costumes etc.

Não precisamos virar indianos, ou comer comida Indiana ou só ingerir ervas indianas para praticar Ayurveda, muito pelo contrário.

Viva o Ayurveda a cada minuto onde estiver.

Namaskaram
Prof. Erick Schulz
Diretor do Instituto Naradeva Shala – www.naradeva.com.br
Vice Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda
Gnana Dhata (Acharya) da Suddha Dharma Mandalam