Alimentação Sattvica

O Ayurveda explica que existem 3 qualidades, ou mahagunas em sânscrito, na nossa mente:

1-      Qualidade Sattva: promove equilíbrio, pureza, espiritualidade e autoconhecimento.

2-      Qualidade Rajas: promove desejos, apegos, paixões e egoísmo.

3-      Qualidade Tamas: promove inercia, preguiça, embotamento, escuridão e ignorância.

Os ensinamentos do Ayurveda são ratificados pela sabedoria da Bhagavad Gita que é o principal texto do pensamento indiano. Nesta filosofia o objetivo é aumentar gradativamente Sattva na nossa mente e paulatinamente diminuir Rajas e Tamas. A Gita afirma que as pessoas de Sattva buscam alimentos que promovem longevidade, clareza mental, vitalidade e saúde. O Swami Dayananda, um dos maiores mestres de Vedanta da Índia contemporânea, afirma: “aquilo que nós ingerimos que contribui para a firmeza, perseverança e tranquilidade da mente e melhora nossa capacidade de pensar adequadamente é de natureza Sattva”.

A tradição indiana divide os alimentos de acordo com as qualidades que a comida promove:

1-      Alimentos Sattvicos: dieta vegetariana sem alho e cebola, como as frutas frescas adocicadas, cereais integrais, leite orgânico e derivados, mel, tâmaras, legumes e verduras orgânicos e ghee.

2-      Alimentos Rajasicos: dieta estimulante dos sentidos e da força vital como ovos, peixes, carne de carneiro, aves, alho e cebola.

3-      Alimentos Tamasicos: carne de vaca, carne de porco, alimentos sem vitalidade e comida prejudicial a saúde física e mental

A proposta desta filosofia oriental é aumentar a ingestão dos alimentos Sattvicos e gradativamente diminuir aqueles que promovem Rajas e Tamas. Outra forma eficiente de aumentar Sattva e promover clareza mental é uma prática regular e bem orientada de Yoga e meditação. Quando passamos a sentar diariamente para meditar notamos, aos poucos, que a nossa mente começa a perder interesses materialistas e buscar aquilo que promove o autoconhecimento e a espiritualidade. Com relação ao pensamento indiano, Yoga e meditação recomendamos dois livros, em português, do grande mestre Yogananda:

1-      Autobiografia de um Iogue

2-      A Yoga do Bhagavad Gita

Boa leitura !